Reclamações

A ENMC disponibiliza o formulário de contacto abaixo, bem como um contacto de e-mail para reclamações dos consumidores e operadores do sistema petrolífero nacional [reclamacoes@enmc.pt], podendo os reclamantes enviar dados adicionais sobre reclamações apresentadas no livro de reclamações, ou contactar a ENMC de forma rápida e segura através do seu número verde 800 914 146.

Receberá uma cópia dos dados submetidos, por email, após a submissão do formulário.

No âmbito das competências estatutárias da ENMC, no que concerne a supervisão e fiscalização do SPN - Setor Petrolífero Nacional, a ENMC divulga mensalmente o número de reclamações efetuadas pelos consumidores. No passado mês de agosto, foram efetuadas 243 reclamações, distribuídas segundo as matérias que se identificam no quadro infra. 

Encontra-se disponível, para consulta, o histórico de reclamações relativas ao ano de 2015 e 2016.  


Matéria Reclamada jan fev mar abr mai jun jul ago Total
Qualidade do Combustível 4 4 2 4 4 4 4 5 31
Insuficiência de informação sobre os combustíveis disponibilizados 5 0 4 3 5 1 1 1 20
Danos em viaturas 7 3 3 3 7 4 4 2 33
Falta de sanitários, higiene e outros equipamentos  6 4 1 4 5 8 8 37
Falta de serviços de apoio (ar e água)  8 7 1 8 7 5 7 48
Atendimento  37 35 42 44 46 47 48 47 346
Faturação incorreta ou recusa de faturação 3 8 14 6 3 12 8 12 66
Cartões de desconto, pontos e pré-pagamento  31 34 45 43 31 43 39 49 315
Irregularidade do equipamento 29 19 32 29 30 25 20 28 212
Preço do Combustível 3 6 1 4 3 6 6 5 34
Fornecimento de GPL  29 15 22 21 29 17 17 17 167
Não conformidade do equipamento GPL  3 2 2 2 3 3 2 3 20
Outros não especificados 31 27 32 33 31 29 31 32 246
Outros danos 2 2 2 2 2 2 2 2 16
Anuladas 38 5 39 8 32 25 5 25 177
Total  236 169 248 204 238 230 200 243 1768